Visitação de igrejas e pontos turísticos e almoço no restaurante Chateâu Lacave.
A expansão do capitalismo, no final do século XIX, foi o contexto sobre o qual desenrolou-se a história da imigração européia para o Brasil e, mais especificamente, para o Rio Grande do Sul. Começa a história de Caxias do Sul.

Caxias do Sul é hoje, o pólo centralizador da região mais diversificada do Brasil, com seus laboriosos colonos, seus vastos parreirais, suas vinícolas, seu variado parque industrial e um comércio rico e dinâmico, o que dá a essa terra uma dimensão ainda maior, razão pela qual "Caxias do Sul", a "Capital da Montanha", a "Pérola das Colônias", a "Colméia do Trabalho" é, por si só, o pólo centralizador da marca italiana no sul do Brasil.
Junto com os imigrantes, outras etnias partilharam desse caminho. Aconteceram a miscigenação e a aculturação. Cantos e linguagem, hábitos e tradições se aproximaram.
Ao lado do lastro cultural itálico, convive a bela tradição gaúcha. O churrasco e o vinho, a polenta, o galeto e as macarronadas, ao som de belas letras trazidas da longínqua Itália e de outras, já produzidas na terra de cá dão matizes, sonorização e sabores especiais à culinária típica desta Metrópole.
É a fartura do Sul aliada ao sabor especial do tempero italiano.
|