Nº de visitantes:
35090
visitas desde 18/05/2011
 
Artigos
 
[ 12/01/2011 ] - A Importancia da Saude Bucal
 

A Importância da Saude Bucal

O ano se inicia e com ele dá-se a largada a um novo ciclo em nossas vidas.

            No aspecto pessoal, são muitas as promessas a respeito de novas medidas a serem tomadas para que no final deste ano, possamos ser melhores que no ano que passou.

            Apesar de este assunto estar se repetindo ao longo dos anos, uma das maiores resoluções ouvidas em consultórios dentários se relaciona com “este será o ano de arrumar os dentes”.

            O fato é que, deveria haver uma inversão nesta expectativa, e as pessoas deveriam trocar suas juras e pensar em prevenir problemas de origem dentária, e não pensar em “arrumar” o que já foi deflagrado como o início da destruição total ou parcial de um elemento dentário, ou elementos de suporte dos dentes.

            Neste caso, torna-se importante saber que nossa boca é composta por dentes e elementos de suporte ( gengiva e osso ) e que a perfeita saúde bucal resulta da interação destes elementos de forma saudável.

            Mudar o lifestyle e mantê-lo, mesmo depois do efeito do champanhe do final do ano passar, é algo que depende de uma evolução constante ao longo dos dias e até das horas, uma vez que somente manter uma escovação eficiente ainda não será o suficiente para diminuir os problemas de ordem odontológica. Devemos agregar ainda uma correta alimentação- equilibrada e saudável – e uma diminuição nos níveis de carboidratos em nossa dieta.   

            São os açúcares que, em última análise iniciam a destruição dos elementos dentários e que durante anos foram considerados os grandes vilões dos dentes. Mas, cabe lembrar que de nada adianta uma diminuição na quantidade destes componentes, um aumento de leguminosas e frutas em nossa dieta se não utilizarmos de forma adequada a escova e o fio dental, grandes aliados de nossa boca.

Pessoalmente entendo que devemos escovar no mínimo seis vezes diárias nossos dentes, uma vez que nos alimentamos normalmente em três refeições completas, o que demanda uma escovação para cada e deveríamos higienizá-los ainda nos intervalos destas.

            Voltando às nossas promessas de reveillon, o fato de possuir dentes e boca saudável não somente nos remeterá a uma estética mais agradável, mas será nosso principal aliado no enfrentamento aos outros problemas que poderão ocorrer durante o ano. Trata-se da melhora da nossa  auto-estima.

             Pesquisas indicam que, quando renovamos nossa auto-estima, os problemas minimizam, e se tornam mais fáceis de ser resolvidos. Então, dentes saudáveis significam menos stress, e melhora comportamental ao longo da maratona diária de nosso trabalho. Além disso, estudos indicam que a imagem do corpo é um elemento importante na auto-rejeição e pessoas esteticamente mais agradáveis possuem empregos mais vantajosos.

            Neste sentido, é importante que o empresário ou o gerente de RH esteja atento às condições bucais de sua equipe de trabalho.

            Se é verdade que o maior capital de uma empresa são as suas pessoas, também deve ser de importância fundamental que este capital esteja sendo bem cuidado a fim de melhorar a produtividade e a eficiência pessoal e em equipe, isso sem contar o fato da comunicação interna se realizar de uma forma mais agradável quando a saúde bucal está alinhada.

            Seja por convicção ou por força da lei, todas as empresas deveriam possuir um plano de saúde odontológica aos seus colaboradores. Trata-se de qualidade de vida, mas acima de tudo de valorização pessoal.

                        Ao leitor menos avisado cabe ressaltar que, quando este ano terminar, elevaremos nossas taças de champanhe pedindo um ano seguinte melhor ao anterior, mas nossos beijos de Feliz Ano Novo poderão ser mais saudáveis se nossa condição bucal estiver em harmonia.

 

 

DICAS DE SAÚDE BUCAL:

 

-           Visite regularmente seu dentista, somente ele poderá determinar o espaço de tempo entre as revisões;

-           Troque de escova dental pelo menos a cada três meses e invista em uma escova dental adequada à sua boca;

-           Faça pelo menos seis escovações diárias, ou seja, após cada refeição e no espaço entre elas;

-           Utilize o fio dental pelo menos uma vez ao dia, pois somente ele pode remover a placa bacteriana presente entre os dentes;

-           Se tiver que escolher uma escovação para realizar de forma mais demorada, faça à noite antes de dormir, pois o espaço de tempo para a próxima escovação é maior;

-           Incentive seus filhos a ir ao dentista e não os amedronte quanto a um possível tratamento dentário;

 

Ricardo Baschera

Cirurgião Dentista

Especialista em Dentistica

 

 
Desenvolvido por Tudoo

(54) 3419.8854 / 3028.1100
RGR Odontologia - Todos os direitos reservados
Av Julio de Castilhos, 2829, Térreo - São Pelegrino
95010-005 - Caxias do Sul - RS